O florescimento dos mercados de cannabis medicinal, recreativa e industrial nos Estados Unidos tem reflexo na geração de empregos no país, segundo levantamento de empresas de análise de dados sobre o setor – até 2021, há uma projeção de que o Green Rush traga 414 mil oportunidades para profissionais que queiram trabalhar com a maconha, direta ou indiretamente.
A expansão da indústria traz novas demandas, e a aceitação crescente da população, por sua vez, fomenta o crescimento. De acordo com pesquisa da Gallup, em 2017, 64% dos americanos eram favoráveis à legalização da cannabis. Neste cenário, surgem não apenas produtos e serviços para atender a esta demanda, mas ofícios, novos e tradicionais, relacionados a ela. Conheça, abaixo, algumas profissões do Green Rush.
Administração
Toda empresa regulamentada e operante, independente de seu meio, deve contar com o apoio de profissionais nas áreas de administração e finanças. No mercado de cannabis, além das posições comuns a outras empresas, como gerente financeiro e RH, há oportunidades específicas, em áreas como especialista em impostos da cannabis ou, dependendo do negócio, transporte e segurança de dinheiro vivo.
Cultivo
Por óbvio, uma das áreas que mais apresenta novas oportunidades é o cultivo – embora as palavras grower e breeder já façam parte do vocabulário da cannabis, com a regulamentação de empresas de produção e cultivo, a demanda por profissionais super especializados aumenta: técnico em cultivo, supervisor de depósito, diretor de agricultura para estufas, biólogo molecular, técnico em irrigação e nutrição, coordenador de logística e distribuição, gerente de inovações, e por aí vai.
Compliance
O setor de compliance, onde empresas se adequam às regulamentações e leis vigentes, é uma das oportunidades do Green Rush, já que a complexidade do sistema de legalização estadual sob a qual empresas americanas devem operar demanda profissionais especializados. Além disso, negócios de cannabis enfrentam os mesmos desafios legais de outras empresas, como proteção à marca, às patentes, questões trabalhistas, entre outros. Empregos na área incluem especialista em regulamentação, coordenador de licenças, gerente de compliance e diretor de relações governamentais, entre outros.
Lifestyle
O mercado de cannabis recreativa abriu um universo de possibilidades no setor de serviços e lifestyle. Em estados americanos liberais, várias atividades de lazer, relaxamento e bem-estar estão vinculadas ao consumo recreativo de maconha – yoga, meditação, exercícios, refeições e viagens. Serviços canábicos relacionados geram oportunidades a profissionais autônomos, como chefs de cozinha, planejadores de viagens e casamentos, guias de turismo, instrutores de saúde, personal trainers, nutricionistas e até educadores sexuais.
Marketing
Comunicação e marketing também são áreas onde profissionais são bem-vindos no Green Rush. Além de posicionar a marca e promover a comunicação e venda dos produtos e/ou serviços, tais posições requerem certa expertise sobre políticas de privacidade e as restrições de publicidade em diferentes meios e plataformas de comunicação. Social media, relações públicas, SEO e gerente de comunicação são alguns exemplos.
Fonte: GanjaTalks