CES premia produto relacionado à cannabis, mas proíbe empresa de falar de maconha no evento

Total
0
Shares

Os organizadores da Consumer Electronics Show (CES) premiam anualmente os produtos que consideram mais incríveis em termos de design e engenharia com seu Innovation Award (prêmio de inovação). Neste ano, um dos premiados para a CES 2020 é um gadget chamado Keep, da startup Keep Labs, um pequeno armário eletrônico para guardar maconha e derivados. Os criadores, no entanto, desistiram de mostrar seu premiado produto na feira por causa de uma restrição um tanto proibitiva: eles forma impedidos de mencionar cannabis pra falar do Keep.

A droga ainda é um assunto que causa complicação, devido à sua situação de legalidade que varia de lugar pra lugar. No Canadá, por exemplo, a terra natal do Keep, a cannabis está liberada para consumo médico e recreativo. Até por isso o produto surgiu por lá. Ele foi criado por dois pais de família preocupados em manter a erva e coisas feitas com ela num compartimento que não só preserve a qualidade dos produtos, mas que também ofereça segurança contra quem não deve pegar. O Keep fecha hermeticamente e só pode ser aberto por reconhecimento facial. Quando fechado, ele parece um pequeno smart speaker com relógio, vindo nas opções de cores branca ou preta.

O mais inusitado da situação é que a CES 2020 tem um site oficial para os produtos que receberam o prêmio de inovação, onde a descrição do Keep aparece mencionando seu uso para guarda cannabis sem nenhum problema. O uso da droga também é legalizado em Las Vegas, onde acontece a CES, mas os organizadores do evento decidiram que não queriam o pessoal da Keep Labs falando abertamente sobre maconha durante suas demonstrações. O produto poderia ser mostrado sob a condição de fingir ser apenas um armário diferenciado para qualquer coisa.

Os criadores do Keep, no entanto, não gostaram de ser representados assim e acreditam que demonstrar o produto dessa maneira diminuiria seu valor. Eles consideram ainda que seu prêmio de inovação não foi somente por criar um pequeno armário.

Por causa de restrições também no Kickstarter e no IndieGoGo, o Keep se encontra em crowdfunding por iniciativa própria, fazendo arrecadações em seu site oficial através de pré-venda. Eles já bateram quase 80% de sua meta, com deadline para primeiro de março de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like