Bolsonaro apresenta soluções populistas que não resolvem os problemas da segurança

Total
1
Shares

Assim como na educação, Jair Bolsonaro tangencia os reais problemas da segurança. Ao invés de reconhecer e enfrentar o que aterroriza a população, apresenta soluções populistas. Por exemplo: o excludente de ilicitude não vai assegurar mais segurança ao cidadão brasileiro.

É uma bandeira de campanha, é uma garantia ao policial, é um monte de coisa, menos solução para combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, à falta de controle nos presídios, à falta de efetivo nas polícias. Não ataca a raiz dos problemas. Mas faz barulho e um agrado em uma parcela importante do eleitorado.

O mesmo serve para a proposta da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no campo. Não é a ameaça de intervenção que vai afastar o risco de invasões de terra ou a violência na área rural. Mas são propostas de fácil compreensão.

Na educação funciona a mesma lógica. Enquanto o Conselho Nacional de Educação discute e propõe qualificação de professores do ensino fundamental, o ministro acusa (sem provas) universidades federais de semear lavouras de maconha. O que ele ganha com isso? Curtidas, likes e tapinhas no ombro. Sem falar que uma parcela do eleitorado de Bolsonaro vibra com essas tiradas do ministro.

Resumo da ópera: o foco é a reeleição. A lógica da pauta de costumes e sem efetividade, que tomou conta da campanha de 2018, continua em alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Cannabis medicinal no Brasil: veja o que muda com as novas regras da Anvisa

A regulamentação de produtos à base de maconha no Brasil foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (3). Com a decisão, produtos feitos com cannabis para…
View Post

Brasil está atrás de outros países na liberação da cannabis

Milhões de pessoas ao redor do planeta sofrem com doenças que podem ser tratadas ou aliviadas com o uso do canabidiol, uma das substâncias que compõem a cannabis. Para tratar…
View Post

O ministro da Educação não sabe o que diz

Mais uma vez, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, investiu contra as instituições de ensino federais tentando envolver, na semana passada, os seus alunos em prática criminosa. Se a intenção…
View Post

STJ reafirma que importação de sementes de maconha não é contrabando

A importação de pequena quantidade de sementes de maconha não pode ser considerada contrabando. Com esse entendimento, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou recurso do Ministério Público…
View Post