Comissão discute eficácia dos medicamentos formulados com Cannabis sativa

Total
0
Shares

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei 399/15, sobre medicamentos formulados com Cannabis sativa, realiza audiência pública na próxima terça-feira (5) para discutir a eficácia dos medicamentos formulados com a planta, sob a ótica médica.

A proposta altera Lei Antidrogas e permite a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação. Pelo texto, a comercialização ficará condicionada à comprovação da eficácia terapêutica da medicação, devidamente atestada mediante laudo médico para todos os casos de indicação de uso.

“O uso medicinal do cannabis precisa ser esclarecido e deve ser pacificado junto à comunidade médica, que atualmente ainda resiste às comprovações das pesquisas e estudos, havendo inclusive uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que restringe o tratamento somente para menores de 18 anos, restringindo o acesso à receita médica para população adulta, que já utiliza óleo rico em canabidiol com sucesso”, ressalta o deputado Eduardo Costa (PTB-PA).

Convidados
Foram convidado para discutir o assunto com os parlamentares:
– o psiquiatra e conselheiro do Conselho Federal de Medicina Salomão Rodrigues;
– o consultor técnico da Associação Brasileira para Cannabis (Abracannabis), da Cultive – Associação de Cannabis e Saúde, e da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace Esperança), Ricardo Ferreira;
– a especialista em Psiquiatria, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Dependência Química pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Eliane Guerra;
– a médica brasileira com experiência internacional sobre cannabis medicinal, Carolina Nocetti; e
– o médico, mestre em Saúde Coletiva (epidemiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Raphael Câmara.

A audiência será interativa e está marcada para as 14 horas, no plenário 5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Cannabis medicinal no Brasil: veja o que muda com as novas regras da Anvisa

A regulamentação de produtos à base de maconha no Brasil foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (3). Com a decisão, produtos feitos com cannabis para…
View Post

Brasil está atrás de outros países na liberação da cannabis

Milhões de pessoas ao redor do planeta sofrem com doenças que podem ser tratadas ou aliviadas com o uso do canabidiol, uma das substâncias que compõem a cannabis. Para tratar…
View Post