Em entrevista ao programa GloboNews Política, que vai ao ar nesta sexta-feira (11), às 21h30, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, reagiu à proposta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que pode liberar o plantio da cannabis para fins medicinais. A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que também participa do programa, defende o plantio.
Na próxima semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vai deliberar sobre o uso medicinal da cannabis, que serve de base para a maconha.
A agência tem discutido critérios para o cultivo e o registro de medicamentos à base da planta. O debate interno já está em fase avançada.
Mas o governo do presidente Jair Bolsonaro já se posicionou contrário à proposta da Anvisa. O Planalto chegou a afirmar que a intenção do governo é estimular somente a importação da matéria-prima, como óleos e extratos para tratamentos. E que a preocupação é evitar a deturpação do uso do produto para fins recreativos.
“Nós temos que garantir a substância para quem precisa e não ficar generalizando. A Anvisa está no lobby econômico. São grandes empresas. É o lobby econômico. Eles estão interessados no lucro, eles não estão interessados na saúde da população, eles não estão preocupados se os jovens vão se perder ou vão ficar inutilizados para o resto da vida (com a dependência da maconha)”, disse o ministro Osmar Terra.
Questionada sobre a razão pela qual tem defendido o plantio para uso medicinal, a senadora afirmou:
“Porque se isso for feito nesse formato que o Osmar vem dizendo, a pessoa pobre no Brasil jamais vai ter acesso. Jamais. Só vai ter acesso quem viaja, quem tem grana, porque em outros países isso está acontecendo. As pessoas têm acesso e o brasileiro vai ficar a reboque dos outros.”
Fonte: G1