A porta-voz da feira Expocannabis Uruguay, Mercedes Ponce de Léon, conversou com a TV 247 sobre os benefícios da regulamentação do uso recreativo e medicinal da maconha. Ela contou como está sendo a experiência uruguaia no tema, país que já legalizou a erva e avança na discussão do assunto há alguns anos.
Mercedes disse que o Uruguai está mostrando com sua experiência de regulamentação da Cannabis uma nova alternativa de combate ao tráfico. “A guerra às drogas já demonstrou mais de uma vez que é um fracasso, o que a guerra às drogas faz hoje é ter mais drogas, mais baratas e de pior qualidade. O Uruguai está mostrando no universo da Cannabis uma solução pacífica para o narcotráfico e mercado irregular”.
Ela explicou que os uruguaios usuários de maconha eram criminalizados pelo uso da substância na legislação anterior, já que o uso da Cannabis era permitido e a plantação, a compra e a venda, não. A partir deste empecilho, a discussão sobre novas regras de uso da maconha no Uruguai se instalou, de acordo com a porta-voz.
Mercedes Ponce de Léon disse que cada país tem sua maneira de introduzir o debate sobre uso de Cannabis. No Brasil, o assunto vem à tona por meio da discussão do uso medicinal da substância. “É importante o debate que está acontecendo no Brasil pelo tema da saúde, muitos países estão entrando na temática pela saúde. Cada país vai achar sua discussão e seu caminho, mas a tendência já é para a regulamentação, vai levar tempo e discussão, mas a tendência já é esta”.
Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra: