Costa do Pacífico: maconha recreativa pode se tornar legal do Alasca ao Sul do México

Total
1
Shares

WASHINGTON — Toda a costa do Pacífico na América do Norte, do Alasca à divisa do México com a Guatemala, tende a ter o uso recreativo da maconhalegalizado até meados de 2019. Os mexicanos devem seguir os canadenses e liberar a cannabis , que também já é legal nos quatro estados americanos banhados pelo oceano na costa oeste do país:Califórnia, Oregon, Washington e Alasca .

— Temos que repensar a política de drogas no nosso país. É hora de mudar, pois sempre foi um discurso polêmico. O combate total (ao tráfico) por meio das armas só produziu mais mortes. Não somos a favor da liberação absoluta das drogas, mas da regulação da maconha — afirmou no começo do mês Olga Sánchez Cordero, que ocupará a secretaria de Governação (algo como o Ministério das Cidades no Brasil) no governo de Andrés Manuel López Obrador, que será empossado no próximo sábado.

Como o partido de López Obrador tem ampla maioria, a proposta apresentada pela equipe do novo governo deverá ser aprovada sem grandes problemas. Assim, o México tende a ser o terceiro país do planeta a legalizar o uso recreativo da maconha, atrás do Uruguai e do Canadá. Nos EUA, dez dos 50 estados já aprovaram a legalização da maconha recreativa.

Mas o caso mexicano poderá ser diferente. Com a legalização, o México se tornará o primeiro país com um grave problema criminal associado às drogas e ao tráfico a adotar essa posição. Segundo a imprensa local, estudos indicam que 58% dos presos por questões de drogas estão atrás das grades por causa da maconha. Aproximadamente 1.200 usuários teriam sido detidos em 2012 por causa do consumo da cannabis, segundo dados oferecidos pelo Morena, partido do novo presidente.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Após sucesso da maconha legalizada, estado dos EUA pode legalizar cogumelos alucinógenos

A legalização da maconha já é realidade em muitos estados norte-americanos. Sucesso até no mercado financeiro, o consumo legalizado da erva pode abrir espaço para a descriminalização dos cogumelos alucinógenos. Você não leu…
View Post