O uso de cannabis está aumentando nos Estados Unidos em ritmo acelerado. De acordo com uma nova pesquisa da revista Drug and Alcohol Dependence, um grupo específico que está vendo o aumento das taxas de consumo de cannabis são americanos idosos. A pesquisa analisou dados auto-relatados de mais de 17.000 adultos. Descobriu-se que “9% dos americanos entre 50 e 64 anos usaram maconha pelo menos uma vez durante o ano do levantamento”. 3% dos idosos, acima de 65 anos, disseram que haviam feito isso no ano passado.
O QUE MAIS FOI REVELADO PELO ESTUDO
O estudo, publicado em setembro deste ano, aprofundou as tendências de uso de cannabis nos Estados Unidos. Enquanto idosos norte-americanos estão usando cannabis a taxas mais altas, a taxa de uso de cannabis entre americanos de meia idade também “dobrou na última década”.
Muitas das descobertas do estudo revelam a verdadeira profundidade do consumo de cannabis. Foi descoberto que “mais da metade (quase 55%) dos adultos de meia-idade já consumiu maconha em algum momento de suas vidas, enquanto mais de 1/5 (cerca de 22%) dos adultos mais velhos o fizeram”.
Não é de surpreender que as taxas de consumo de cannabis sejam altas e crescentes. A cannabis está sendo continuamente legalizada nos Estados Unidos. Neste ponto, 30 estados e Washington D.C. legalizaram a cannabis de alguma forma. O principal autor do estudo, Benjamin Han, professor da Escola de Medicina da Universidade de Nova York (NYU School of Medicine), encontra uma legalização cada vez mais rápida e aumenta as taxas de uso de cannabis como causa de alguma cautela. Han escreve: “É difícil para nós, como fornecedores, recomendá-la (cannabis) para indicações clínicas muito específicas (especialmente em comparação com outras opções bem estudadas), especialmente se não entendermos totalmente seus riscos para adultos mais velhos ou com múltiplas condições médicas crônicas.”
AS TAXAS NÃO ESTÃO AUMENTANDO TODOS OS GRUPOS DE IDADE
Embora as taxas de uso de cannabis pareçam estar aumentando entre a maioria dos grupos, as taxas de adolescentes e adultos jovens não aumentaram, na verdade, elas caíram. Embora exista a preocupação de alguns, incluindo Han, quanto ao aumento das taxas de uso, um dos principais pontos positivos trazidos pela legalização da maconha é a diminuição do uso de adolescentes. Um estudo publicado em 2016 descobriu que “as taxas de uso de maconha diminuíram ligeiramente entre os jovens de 12 a 14 anos e permaneceram estáveis entre as idades de 15 a 17 anos desde 2002”.
Vários estudos têm lutado com a identificação do efeito que a legalização da cannabis teve nas taxas de uso entre os americanos. A pesquisa faz um trabalho satisfatório de revelar a crescente aceitação da cannabis entre os americanos de todas as idades.
Fonte: Centro de Excelência Canabinóide