Em setembro deste ano Elon Musk, dono da SpaceX, foi filmado tragando casualmente um cigarro de canabis enquanto participava de um podcast. Além dos milhares de memes, parece que esse inofensivo vídeo ainda vai gerar alguns problemas para Musk.
Isso porque, em entrevista ao Washington Post, William Gerstenmaier, Administrador Associado da NASA para Exploração Humana, revelou que a NASA fará inspeções de segurança nas sedes da SpaceX e da Boeing.
Embora o motivo dessa inspeção não seja muito claro, a fala de Gerstenmaier segure que a NASA não ficou muito feliz com o vídeo de Musk fumando o cigarrinho de artista, e quer garantir que esse tipo de droga não esteja presente nos ambientes da SpaceX.
O comunicado afirma que a inspeção “garantirá que as empresas atendam aos requerimentos da NASA para a segurança no local de trabalho, incluindo a adesão de um ambiente livre de drogas”.
Bridenstine ainda afirmou que a principal preocupação é garantir que o público tenha confiança total no seu programa de voos tripulados.
“Se eu vejo algo inapropriado, a principal preocupação para mim é qual é a cultura que levou a essa impropriedade e a NASA está envolvida nisso. Como uma agência, não estamos apenas nós liderando, mas também nossos contratados. Precisamos mostrar ao povo americano que quando colocamos um astronauta em um foguete, eles estarão seguros.”
Em resposta a isso, a SpaceX declarou que trabalha há anos ao lado da NASA e disse que “promove ativamente a segurança no local de trabalho e está confiante de que os seus ambientes de trabalho estão livres de drogas e seguem todos os requisitos contratuais aplicáveis”.
Embora possa parecer pequeno, essa inspeção nas instalações da SpaceX é mais um problema recente causado pelo comportamento um pouco exótico de Musk, que no começo de outubro causou o seu afastamento do cargo de presidente da Tesla.
Fala sério! Até parece que quem pilota os voos tripulados é o Musk.